
ESCOLA CONSCIENTE
João Portugal cuidando do meio ambiente: projeto ambiental que promove o descarte correto do óleo de cozinha em Tanabi
A reciclagem do óleo usado pode produzir sabão, biodiesel, tintas e outros produtos, além de diminuir a poluição ao meio ambiente.
A Escola Estadual João Portugal – PEI de Tanabi, com intuito de cuidar do meio ambiente, preservar a natureza e conscientizar a educação ambiental, desenvolveu o projeto de coleta e reciclagem do óleo de cozinha caseiro motivando os alunos e a população sobre a importância de cuidar da natureza.
Batizado como “Consciência Limpa: Reciclando o Óleo de Cozinha” o projeto foi desenvolvido na segunda quinzena do mês de abril deste ano pela sala de leitura e com o apoio dos alunos do João Portugal. A arrecadação vai até do dia 05 de junho, quando se comemora o dia Mundial do Meio ambiente.
A escola ficará encarregada dos recebimentos dos óleos de cozinha da população, como explica a professora da sala de leitura Aparecida Missena. Ela afirma que todo o material coletado será armazenado e sucessivamente será aproveitado para a fabricação de sabão de soda e entregue para a doação.
O resíduo do óleo de cozinha, gerado diariamente nos lares, indústrias e estabelecimentos do país, devido à falta de informação da população, acaba sendo despejado diretamente nas águas, como em rios e riachos ou simplesmente em pias e vasos sanitários, indo parar nos sistemas de esgoto causando danos, como entupimento dos canos e o encarecimento dos processos das estações de tratamento, além de contribuir para a poluição do meio aquático, ou, ainda, no lixo doméstico – contribuindo para o aumento das áreas dos aterros sanitários.
“O óleo vegetal de cozinha pode causar sérios danos ao meio ambiente se não for descartado de forma correta. Quando atinge o solo, o óleo tem a capacidade impermeabilizá-lo, dificultando o escoamento de água das chuvas, por exemplo, favorecendo a ocorrência de enchentes. Segundo especialistas, a melhor forma de descartar o óleo de cozinha é transformando-o em sabão ou doando para entidades que poderão aproveitá-lo, e é isso que vamos fazer.” Relata a professora Aparecida Missena.
26/04/2021

Banco de Coleta - Todo óleo arrecado será destinado para produção de sabão
