
O B A

JP estará presente
Alunos da escola João Portugal participarão da 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Na edição anterior, dezoito alunos conquistaram medalhas pela participação no evento na modalidade virtual.
Pelo segundo ano consecutivo, a E.E João Portugal – PEI de Tanabi-SP participará da 24º edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, que acontecerá nos dias 27 e 28 de maio deste ano. O objetivo principal é difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.
As inscrições deverão ser feitas pelo site da OBA até o dia 15 de maio. (Clique aqui para se inscrever) Os alunos que desejam participar devem procurar seus professores de ciência e/ou geografia da unidade escolar para que eles realizam a inscrição.
A escola participará pelo Nível três que é destinado aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados do 6º ao 9º ano.
As provas serão compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e médio. Será constituída, em princípio, de 7 perguntas de Astronomia e 3 de Astronáutica e terão a duração de duas horas tanto na modalidade virtual como na presencial, que acontecerá dentro da unidade escolar.
Todo aluno participante receberá um certificado com seu nome grafado. O professor representante da escola, bem como seus colaboradores e Diretor da Escola receberão um certificado de participação da OBA. Os finalistas receberão medalhas e premiação de acordo com o regulamento. (Clique aqui para ver o regulamento)
Estudantes do JP que receberam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica em 2020
No ano passado, a escola João Portugal participou da versão virtual devido a pandemia da COVID-19. Com um total de 18 alunos inscritos, os resultados foram bem satisfatórios.
O resultado foi visto pelos professores responsáveis pela OBA como excelente. Os alunos medalhistas surpreenderam a unidade escola, assim como todos os participantes, visto que este ano foi atípico e as dificuldades de acesso aos materiais e tempo de estudo foram maiores devido a pandemia do Coronavírus.
"O resultado do ano passado foi de muita alegria para toda nossa escola. Esperamos que esse resultado sirva de inspiração para continuarmos os projetos que visam a participação dos nossos alunos nas diversas olimpíadas de conhecimento. Enxergamos essas olimpíadas com uma porta de acesso à muitas possibilidades para que os alunos possam trilhar seus caminhos na vida acadêmica." Afirma a professora Edilene Silva, colaboradora do OBA na escola.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é realizada anualmente com estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas ou privadas de todo o país com o objetivo de promover de forma lúdica o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins. A iniciativa é realizada em conjunto com a Mostra Brasileira de Foguetes e ambas são organizadas pela Sociedade Astronômica (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).